domingo, 27 de março de 2011

Onde está nossa EDUCAÇÃO??










































O ensino atual tem ficado cada dia mais a desejar e não falo só de escolas publicas não! Escolas particulares também estão passando os cargos de professores à pessoas sem uma qualificação adequada. Veja bem: Quando falo de adequação, não estou me referindo à anos experiência, mas sim à um bom preparo pedagógico. Como vamos acreditar em um bom ensino por parte de pessoas que se formam sem nem saber escrever bem o português, que é a nossa língua? Um bom português teria que ser o início de tudo, a base principal para se fazer pedagogia, afinal quem se forma em pedagogia vai lidar com o ensino de milhares de pessoas que esperam estar aprendendo com quem sabe, não é?

Mas, infelizmente, não estamos perdendo qualidade somente no ensino de nossa língua. Outro dia minha filha chegou da escola toda empolgada contando que estava adorando tudo: os professores, a escola, a novidade de ter que andar de ônibus, (...). Daí ela me saiu com essa pergunta: "Mãe, é verdade que o homem tem uma costela a menos que a mulher?" Eu respondi um "NÃO" bem categórico, mas fiquei na curiosidade de saber de onde ela tirou essas idéia. Ela então me disse que o professor de Religião dela havia soltado essa pérola.

Nooooooossa!! Fiquei realmente estupefata em saber que nos dias de hoje, com tantos estudos bíblicos e suas e suas diversas interpretações, ainda existam professores de religião que entrem em sala de aula sem nenhuma elaboração, um plano adequado de aula. Aí entra de novo a minha pergunta: Cadê a qualificação de tais professores para estarem em sala de aula? Onde já se viu, nos dias de hoje, você querer ensinar a crença à um indivíduo de forma tão errônea? Que complicações pode causar ensinando a se ter uma visão tão fechada da Bíblia?

Aliás, me diga você! Se não sabe, em Gênesis 02:21-25, a Bíblia fala:


“E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

Gn. 2:21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

Gn. 2:22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

Gn. 2:23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

Gn. 2:24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”


Agora reflita você. Um livro tão interpretativo como a bíblia deveria ser seguido somente sob um ângulo? Sob um único ponto de vista?

Bem, mesmo não sendo tão religiosa, este é o meu ponto de vista: Não quero que minha filha aprenda a TEMER à Deus e sim à AMA-LO e RESPEITÁ-LO sobre todas as coisas. Mas, não é por causa disso que eu vou querer "emburrecer" minha filha, concordando que o esqueleto masculino tem menos costelas que o feminino.

Ora vamos! Tudo na vida tem que ter limites, até mesmo a falta de sensibilidade pedagógica de alguns professores!

5 comentários:

  1. Cara amiga, medir essa quaificacação não é tarefa fácil. Existe uma diferença gritante entre VOCAÇAO e PROFISSÃO. Com a abertura de várias universidades e faculdades de pedagogia no Brasil, no final dos anos 90, ser professor tornou-se um mercado em expansão. Não generalizo, mas o que se vê no mercado são pessoas sem vocação prá lecionar, mas encontraram no ensino uma forma de se profissionalizar. Eu sou romântica e ainda acredito que, quando gostamos do que fazemos, quando nos identificamos com o que desenvolvemos,as coisas fluem, buscamos sempre mais, criamos mais possibilidades de oferecermos um conhecimento encantador, é isso que entendo como vocação. Sugiro a reflexão: sou professor(a) por vocação ou profissão? Quem me conhece sabe que essa é a minha pergunta chave sobre esse assunto! Bjão e continue acompanhando sua filha na escola!

    ResponderExcluir
  2. Bom comentário, mas há um pequeno erro no início. "...de milhares de pessoas que esperam estar prendendo com quem sabe, não é?..." Pois você esqueçeu de escrever a letra "A" em aprendendo. No restante ótimo post como sempre. e corrige isso ai em cima para ficar perfeito. bjs

    ResponderExcluir
  3. Somente para constar, e acrescer à sua narrativa, em minha formação (Professor de Física) Vi de mais este tipo de fenômenos ocorrerem. Na Escola Walfredo Gurgel para exemplificar, o professor de Física que dava aula a noite era um biólogo. Imagine você o que danado um biólogo sabe de Física?! BEXIGA nenhuma!!!
    Estas aberrações cromossômicas ocorrem devido à falta de comprometimento, e investimentos em EDUCAÇÃO por parte destes governantes torpes, impudicos, desonestos, infames, vergonhosos e porque não dizer obscenos. É um lástima. Lembrando que só quem perde como sempre, dou uma bala a quem acertar!!!! É O POVO SOFRIDO, RALADO BRASILEIRO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Wagner e Lú, vc's estão certos, mas não culpo somente aos governantes, nem culpo à vontade das pessoas de quererem se profissionalizar, apesar de uma coisa estar diretamente ligada à outra, pois se não houvessem tantas cobranças por diplomas de uns anos pra cá, não haveriam tantas pessoas estudando meia bomba pra passar num curso "nas coxas", sem nem saber ao certo do que estão tratando.
    Culpo tb às faculdades que se espalham às milhares por aí e não sabem direito quem estão empregando. Nem imaginam o peso que terão na formação e na vida dessas criaturas que se educam em seus estabelecimentos. Ou do contrário: Sabem mas estão pouco se "lixando" pra isto!
    Bjão à tds!

    ResponderExcluir
  5. Em tempo sua correção, meu caro sobrinho, Wauban! rsrs Ainda bem que nesse caso, foi somente uma falta de revisão de texto. Graças à Deus ainda peguei a época em que tínhamos professores que se formavam com todas as honras de direito e não eram somente aprovados pra constar uma mensalidade a mais na folha de pagamento das faculdades! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bjãoo!

    ResponderExcluir