terça-feira, 28 de maio de 2013

Um Profeta ou um Doido?

      Uma coisa na vida é certa, que, desde a obra-prima do escritor Robert L. Stevenson –O Médico e Monstro-, ou até mesmo antes, a humanidade passou a prestar mais atenção nos dois lados que existem dentro de cada um de nós. Alguns de nós ainda têm a humildade de enxergar e assumir isso como sendo uma falha comum que acompanha seu “equipamento”, outros, como os “macacos que não enxergam seus próprios rabos”, só conseguem ver essas falhas nos que estão a sua frente.
      Se eu falar aqui o nome de José Datrino pouquíssimas pessoas ou quase ninguém saberá de quem se trata. Já quando pronunciado o nome GENTILEZA, muitos saberão que falo do conhecido “profeta”paulista, que viveu e espalhou suas palavras de bondade e sabedoria na Cidade do Rio de Janeiro. Todo mundo que conhece seu nome, sabe que ele foi tido como louco porque pregava pelas ruas do Rio e a partir de 1980, começou a registrar em 56 pilastras do viaduto da Avenida Brasil (que vai do Cemitério do Caju até Terminal Rodoviário do Rio de Janeiro numa extensão de +ou- 1,5 km) as suas gentis pregações.


     Mas como todo são tem seu lado louco, o profeta que consolou dezenas de pessoas que perderam seus entes num incêndio que ficou conhecido como "Tragédia do Gran Circus Norte-Americano”, que viveu e cuidou do jardim que plantou sob as cinzas do mesmo local onde ocorreu a tragédia e que, por sempre usar certos termos, ficou conhecido como “José Agradecido” e “Profeta Gentileza”, dizem as pessoas que conviveram com o mesmo, também era “agressivo, moralista e desbocado” (não entendo como uma pessoa desbocada pode ser moralista! rs) Alguns até afirmam que ele chegava a ofender e ameaçar transeuntes  e que muitas vezes era necessário ser contido pela polícia. Suas “vítimas” preferidas eram quem usasse mini saias, calças justas, saltos, cabelos curtos e maquiagens pesadas. “A maioria da população, principalmente mulheres e crianças, fugia com medo dele” ("Jornal do Brasil" de 21/02/2010). Segundo os autores do artigo, a imagem que se formou após a sua morte não corresponde às lembranças dos que conviveram com ele durante os anos 1960 e 1970.


      Mas aí que entra a máxima que “De médico e de louco, todo mundo tem um pouco!” Ninguém é totalmente bom ou totalmente mal. Há aqueles que ficam conhecidos por suas maldades, como os que ficam conhecidos pelo bem que prestaram enquanto aqui estiveram. Em suma, ninguém consegue praticar o mal ou o bem o tempo todo, segundo suas próprias convenções, seus próprios tabus, porque as ideologias de um sempre serão diferentes das do outro. Isso não transforma ninguém em mais ou menos perfeito, apenas mais ou menos HUMANO. 
      Afinal, como diria uma de suas mais célebres mensagens: Gentileza gera gentileza! Será que ele não seria só um homem, tentando ser perfeccionista?!

4 comentários:

  1. AMIGA TERESA .É UMA POSTAGEM TÃO MARAVILHOSA QUE EU PARTICULARMENTE QUASE QUE NÃO TENHO MUITO O QUE DIZER . AMIGA VOCÊ DISSE TUDO E TANTAS COISAS QUE NA VERDADE NÃO SÃO MUITOS QUE ENTENDERÃO AMIGA E VOCÊ SABE O PORQUE. POR QUE PENSAM QUE VOCÊ POSSA ESTA JOGANDO INDIRETAS. MAS NA VERDADE O QUE VOCÊ QUIZ DIZER QUE NA VERDADE TODOS SÓ SABEM CRITICAR AS PESSOAS POR VEREM ELA FAZENDO COISAS ERADAS E NÃO OLHA PRA O QUE ELES ES TÃO FAZENDO SE E CERTO OU ERRADO!!! UM BEIJO DE SUA AMIGA QUE TE ADMIRA MUITO... BOA NOITE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooooow, minha linda! É muito bom saber que ainda existem pessoas como vc, tão puras e boas de coração!! Obrigada pelo carinho e atenção, viu!

      Excluir
  2. Hahaha!!! Adorei! Ninguém é perfeito, ou será que somos? Talvez sim, se formos pensar que tanto o bem como o mal são inerentes a vida. Se é inerente a vida é inerentes aos seres humanos. Como perceber o bem se não existir o mal? Como saber se tomar banho de chuva é bom, se não existir o calor?bom é saber que podemos ser "perfeitos" mesmo no sentido louco que é a vida, pois muitas vezes a perfeição está no imperfeito!

    ResponderExcluir
  3. A vida é muito mais louca do que podemos supor, e se mergulharmos nessa loucura santa, de cabeça, quem sabe possamos nos curar dessa nossa insuportável e intolerante lucidez, de uma vez por todas, né Mariá?! rs Obrigada pelo cometário sábio!

    ResponderExcluir