quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Catatônica!








"Um indivíduo catatônico é uma pessoa viva, indiferente ao mundo exterior. Vive nos seus pensamentos, como se criasse um mundo só para si. Comum em crianças com grandes traumas, estas ignoram a realidade e passam a viver exclusivamente a sua imaginação."

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Diariamente tenho me sentido muito mal. Não por alguma doença que me acometeu, mas por ter notado que faço parte de uma grande parcela de pessoas que formam uma cúpula que se fecha pra todo o mal que acontece ao seu redor. O mal da fome, da miséria, da corrupção, da hipocrisia, dos desastres quem vêm ocorrendo no nosso país ou em outros, vizinhos ou não.
Nós nos acostumamos a reclamar de tudo que nos falta, mas nos negamos a agradecer pelo que temos ou pelo que nunca tivemos que passar (ainda). Nos engrandecemos por ser-mos pessoas civilizadas, mas não nos maldizemos por ignorar-mos que, todo santo dia, há crianças que dormem em calçadas, ao relento, idosos sofrendo maus tratos em abrigos, pessoas sofrendo com a perda de seus filhos, pais, irmãos em enxurradas, desabamentos e catástrofes.
Tenho estado catatônica, sim! Alheia à todos estes fatos, como a maioria das pessoas que me cercam. Porque somos todos uns hipócritas e egoístas que, no fundo pensamos: " Ah! Mais quem tem que cuidar disso tudo são as autoridades competentes (ou "in"). Eu já tenho que resolver meus próprios problemas! Minhas contas pra pagar; a matrícula do meu filho; o trabalho acumulado; a faxina que falta fazer; o presente que tenho que comprar; o passeio no shopping que meus filhos querem que eu faça com eles. São tantas coisas!!! " ___ É! São mesmo muitas coisas que preferimos achar bem mais importantes que o nosso próximo!
Afinal, eles nem são tão próximos assim, né!!
E assim vamos vivendo, fechando o olhos para a realidade ao nosso alcance, fingindo ignorar o que acontece depois que desligamos a tv após o jornal.
Sabe aquela ultima matéria sobre o desabamento no Rio?! Acho que todos nós choramos ao ver aquela família que teve que enterrar seus mortos no quintal porque o salvamento demorou. Eu chorei sim! E como a maioria das mães que assistiram aquilo, pensei: "Meus Deus!! Coitados!!! Livra os meus!" ___Mas isto não é ser egoísta?! Se isto não pode ser chamado de egoísmo, então vou ter que rever todos os meus conceitos e em que base eles estão fundados!
Só peço ao meu Deus perdão! Porque aprendi a ser assim. Me moldei à minha camada de sociedade onde todos só conhecemos e sentimos a dor que está ao redor do nosso pequeno umbigo!
Agradeço tb à Deus por existirem pessoas diferentes de mim, que abdicaram de suas vidas cheias de problemas para socorrerem pessoas que estavam necessitando, muito mais do que eu, de atenção, carinho, tratamentos e ajudas!
Que Deus me ensine a ser muito mais humilde do que sou agora, mas que não seja necessário ter um castigo tão pesado quanto a calamidade que afeta todas essas pessoas, para que eu aprenda a ter esta mesma humildade!
Que Deus proteja os meus, sim! Mas que também proteja àquelas crianças dormindo nas calçadas ao relento, os pobres velhinhos que sofrem de fome e solidão, os sobreviventes de todas as calamidades do Brasil, e também de outros países como a Etiópia!
E enfim, que Deus clareie a mentalidade dos que têm a obrigação de fazer algo por estas criaturas e se escondem atrás de desculpas como falta de verba!
E livra-nos de todos os males.

Amém!

3 comentários:

  1. Un mal continuo lleno de males, esta vida nos azota y nos deja sin ánimo de nada, con la cantidad de sucesos que ocurren diariamente. Un beso, amiga.

    ResponderExcluir
  2. Você está uma ótima blogueira. Recomendo o envio deste a um jornal de circulação... Ótimo post. Um beijão.

    ResponderExcluir
  3. É verdade amiga! Me sinto catatônica às vezes com os "probleminhas" que atingem minha vida privada, imagine com esse louco mundo lá fora gritando por solidariedade e eu por vezes achando q tenho o maior problema do mundo! Disso tudo aprendo a reclamar menos e deixar de superfaturar problemas pequenos em relação a coisas tão mais graves q meu olhos veem (ou não)diariamnte. Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir